Contemplação

Contemplação

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Som Nosso De Cada Dia-Direccion de Aquarius

Enquanto não pinta mais nenhuma inspiração para posts próprios,vou movimentando o blog com músicas tiradas do fundo do meu baú.E essa tem história.Antes de mais nada,algumas informações sobre a banda.
O Som Nosso é uma daquelas bandas quase esquecidas do rock nacional.A banda começou suas atividades bem antes do estouro do rock brasileiro nos anos 80,enfrentou a ditadura militar e a má vontade da mídia com o tipo de musica que faziam.E ainda sim angariaram fãs que os seguiam e até hoje os seguem nessa incansável batalha do underground.
O Som Nosso conseguiu notoriedade quando abriu os shows da turnê do Alice Cooper no Brasil,ainda em 1974.Há quem diga que os gritos de "SOM NOSSO!!!!" atravessaram firmes e fortes durante todo o show principal da noite.
Depois de todo esse barulho,lançam o primeiro albúm,intitulado Snegs.Obra prima,que vai do hard ao progressivo,com pitadas de música brasileira.Segundo palavras do próprio Pedrão (baixista),a linha de baixo de Massavilhauma das faixas do album, é um MARACATU.E depois dizem que não existe rock nacional né...
Em 77 lançam um segundo album,homônimo,mas tambem conhecido como Sabado/Domingo.Na metade Sábado do LP encontramos um lado mais funk/soul,bem dançante mesmo.No lado Domingo,um prog nervoso,com belíssimas passagens instrumentais.Lembrando que esse lado seria parte do disco que conteria a suite Amazonia,um projeto ambicioso da banda mas que acabou não vingando por pura burrice dos nossos queridos produtores fonográficos.
Em 78 a banda encerra as suas atividades.Em 94 retornam com todo o gás,gravam um album ao vivo (Live 94),e quando a coisa começa a engrenar,ja com previsão de turnê pelo Japão,o grande bateirista/vocalista Pedrinho vem a falecer,e a banda encerra as atividades novamente.
Porém,em 2008,atendendo convites da Prefeitura de SP e dos fãs,o Som Nosso retorna com uma formação diferenciada,e faz um show maravilhoso durante a Virada Cultural.Este que vos escreve esteve presente.E posso garantir,foi uma emoção unica e inesquecível.
E o que mais me comoveu foi quando eles tocaram essa música tema desse post.É um numero basicamente voz/violão,tendo apenas acompanhamento de flauta,com o GRANDE GÊNIO Manito,e alguns "riffs" de teclado,operados no dia pelo grande Fernando Macabro.A cena era a seguinte: mil e tantos roqueiros,que quase brigaram pra entrar no Teatro Municipal.Sabe como é,show gratuito,aparece gente de todo canto.Enfim,casa abarrotada de gente.E show de rock é aquela zona,sempre muito barulho,gente bêbada e coisas do tipo.Mas durante esse número,reinou um silencio absoluto.E quem ameaçava fazer um barulho qualquer,mesmo que fosse um murmúrio,era repreendido veementemente.Isso me marcou,tanto pela emoção de ver ali no palco os meus heróis,quanto por sentir na platéia a admiração e o respeito absurdo que todos demonstravam pela banda.Grande noite,grande show.


Um comentário:

  1. Legal sua narrativa =D
    são momentos como este q levamos...
    "pois os gostos podem mudar, nós certamente vamos envelhecer, mas os momentos q vivermos em td a vida, é o q sempre levaremos"
    ;)
    continue assim com o blog XD
    amu-ti
    bjus

    ResponderExcluir