Contemplação

Contemplação

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Retrospectiva 2012, perspectivas para 2013 e memórias dos Anos Incríveis.

Já se passam quase dois meses desde a minha última postagem.Ando meio preguiçoso,confesso,porém não paro de me cobrar novos textos nunca.Eram três idéias que me perseguiam: um texto sobre 2012, um sobre as perspectivas enevoadas de 2013 e um sobre uma recém descoberta ponte com meu passado.
Agora, as duas da manhã,me bateu uma disposição vinda do além para escrever.Então aproveito e faço logo um 3 em 1,juntando todas as idéias.

Começando por 2012,serei rápido e preciso.
Foi um ano TENSO.
 Estágio na Sabesp e TCC na facul foram os carros chefes de toda a tensão do ano.Não que o estágio tenha me causado dores de cabeça,mas de quando em quando aparecem aquelas surpresas que nos pegam desprevenidos,como toda boa surpresa, e causam algum atrito.Mas fazendo um resumo e uma análise crítica sobre esse período, foi uma experiência ÓTIMA.Quase perfeita.
Pude conviver em um ambiente muito legal com pessoas incríveis.Ouvi histórias fascinantes sobre as reviravoltas da vida,e pude sentir na pele conceitos que ouvi na faculdade sobre a interação da engenharia com a mecânica operacional.Parafraseando o guitarrista Carlos Santana, referindo-se às possibilidades musicais mostradas por Jimi Hendrix e sua guitarra, na faculdade a engenharia é como um filme visto em uma tv de 20 polegadas.No estágio,e principalmente no dia-a-dia com mecânicos,técnicos e dezenas de problemas vindos das mais improváveis causas, a engenharia toma ares de filme visto em cinema 3D com refinado sistema de som.É outra coisa,absolutamente diferente.Já sinto falta da rotina,das pessoas,das confusões.
O TCC foi um caso peculiar.Tive um exemplo belíssimo e válido para a vida inteira de COMO NÃO FAZER UM TRABALHO.Dores de cabeça,confusões,desgostos e a certeza de que se determinadas partes do grupo colaborassem conforme pedido o trabalho seria infinitamente mais fácil e mais coeso.Conseguimos a nota necessária,mas o gosto amargo na boca é inevitável.
De resto,tudo na mesma.A correria me afastou um pouco da família, e especialmente no fim do ano senti o peso da rotina.Ossos do ofício.
O namoro vai de vento em popa,graças a Deus.Tudo bem,tudo bom,tudo na maior paz.Os poucos textos que escrevi sobre tal no ano ilustram muito bem todo o amor e carinho que rolam entre eu e minha senhora.

2013 começa com uma névoa densa.Porque convenhamos,depois de 5 anos apoiado na certeza que de segunda a sexta no período noturno eu teria algo a fazer e me ver de repente sem nenhum compromisso é algo até assustador.O que fazer?Ver novela?
Bom,pelo menos alguns dias da semana já serão ocupados.Um curso de inglês me espera.Confesso,não queria fazer e não estou com a mínima vontade,mas a necessidade fala mais alto.
No ano passado,além de todas as surpresas do estágio,tive a minha primeira reunião internacional.Uma empresa americana que queria vender seus produtos para a Sabesp mandou dois representantes para nos mostrarem as vantagens dos seus equipamentos.A sensação de entender menos de 15% do que é dito em uma sala é terrível.Ainda bem que havia uma tradutora,pois se caso não houvesse,seria uma situação no mínimo engraçada.
Além disso,finda a faculdade agora me configuro como um engenheiro.É curioso pensar nisso,e confesso que não me sinto assim.Sei la porque,mas não me sinto.A ficha não caiu,ao que parece.
Mas me sentindo como tal ou não,preciso trabalhar.E esse trabalho é a GRANDE incógnita do ano.Quando virá,como será são questões que rondam dia após dia a minha mente.Beirei o desespero em alguns momentos,e olha que o ano nem começou direito.Creio que esse ponto será complicado,mas tentar manter a calma e levar a situação na esportiva é o melhor que tenho a fazer.Isso e manter meu namoro tranquilo e meus amigos por perto.

Mas o grande acontecimento desse início de ano, e que de certa forma está me dando um alento nesses dias em que a ansiedade tenta tomar conta de mim, é a minha aproximação com um eu mais magro,cheio de espinhas e tímido ao extremo.
É incrível, se ver em um espelho imaginário e relembrar as angústias passadas,as confusões que tinham proporções catastróficas mas que no final das contas não passavam de simples desentendimentos e todas as tormentas que um garoto de 12 anos enfrenta no período de grandes mudanças da vida.
Esse encontro se deu por meio da minha descoberta dos capítulos da série Anos Incríveis no Youtube.Para quem não conhece, essa série trata justamente da vida de um menino de 12 anos (Kevin Arnold).A série se passa em 1969,período de mudanças colossais na vida cultural do mundo todo.Agora imaginem como era ser pré-adolescente nessa época.
Assisti alguns,por enquanto estou no capítulo 20, e me vi refletindo e relembrando coisas passadas a muito tempo.Entendam esse muito tempo como algo em torno de 12 anos atrás.Na história do mundo é um período ínfimo,mas na minha vida foi um espaço de revoluções absurdas.
E sinceramente fico feliz ao relembrar tudo isso e ver que tive um crescimento completo.Tive as mais variadas confusões, sofri por paixões "avassaladoras",tive medos de fazer tremer todo o esqueleto,e,o mais importante de tudo, vivi tudo isso de coração aberto.Não guardei mágoas,rancores ou cicatrizes.Aprendi e cresci.

E creio que subliminarmente fica para mim mesmo um aprendizado, diante desse ano tão incerto e confuso.Se antes,quando pequeno e inexperiente,eu via tudo com uma esperança e uma fé inabaláveis, devo agora que sou mais crescido em pouco mais entendido ver tudo como antes.Crer,perseverar,ter medo sim mas continuar andando.

Que venha 2013!



2 comentários:

  1. me sinto assim tbm Oscar, por motivos um pouco diferentes aqui e alí, mas tbm tenho essa grande interrogação estampada na cara...rs!
    Mas, isso que vc disse é a mais pura verdade. Eu costumo reler os meus textos antigos e vejo que sofria por coisas que pareciam que iriam durar para sempre, mas que hj não me trazem uma gota de preocupação! Enfim, a gente supera, a gente consegue, a gente dá a volta por cima...é só caminhar mesmo, que dá tudo certo.

    Que nesse ano vc encontre todas as respostas e que seja um ano de muitas realizações pra vc e pra Débora tbm!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Na virada deste ano , alguns amigos de última hora resolveram assistir ao show do Titãs , ao término dele , procuramos um lugar para sentarmos um pouco , de repente um estrangeiro aproxima-se de mim e diz :

    Estrangeiro : Do you speak english ?

    Eu : No... I don’t speak english !

    Estrangeiro : Please , can you take my photo ?

    Eu : Ohhh...yes!

    Eu : The photo was coll !

    Estrangeiro : I agree . Thank you very much !

    Eu : It’s all right

    Estrangeiro : Happy new year !

    Eu : Happy new year !

    Fiquei por alguns segundos em silêncio com a seguinte questão em minha cabeça : - "oué" ?

    Olhei para os meus colegas e demos risadas . Obviamente não é o fato de pronunciar e entender algumas frases em inglês que fará com que eu diga : - I speak English! Oh... I speak English VERY WELL! rs ...

    Enfim , temos a tendência de negar antes de ao menos pensarmos !

    - DOIS MIL E DOZE ?

    Puxa , foi tenso para mim também , difícil ...realmente foi um ano de transformação e muitos obstáculos , mas , o que seriamos de nós sem o gosto amargo ? Não que eu prefira , porém , as adversidades também nos fazem crescer !

    Preciso de um novo emprego ! rs... do que eu preciso ?

    - DOIS MIL E TREZE ?

    Adoro o número 13, meu predileto , hahaha!

    Eu não sei o que de fato acontecerá neste ano , e sinceramente é melhor nem saber ( como se fosse fácil não pensar) pois a vida é uma surpresa , sim , temos projetos , perspectivas , sonhos , desilusões , e tudo isto é formidável , entretanto , como garantir ? De repente a minha escolha hoje é uma e amanhã é outra .
    Fico aqui montando minhas estratégias e almejando os locais que pretendo chegar , depois eu me questiono para quê ? Oras , por várias razões ! ... eu também não sou fã de inglês , mas eu preciso desta língua , embora eu prefira o espanhol e francês , aliás eu adoro português , rs!
    Nestes últimos dias estava a enviar currículos e o fator “inglês-avançado ”, pesa demais , porém , existiam vagas as quais exigiam o inglês pré-intermediário , intermediário , e eu besta que sou fiquei insegura , pensando que o meu nível é fraco comparado a pessoas que falam fluentemente ( verdade) , contudo , como foi que comecei este ano ? Negando , sem antes pensar !
    Geralmente fazemos isto com a vida : " Negamos sem antes pensarmos" – seja porque nos sentimos incapazes , porque não enxergamos , por preguiça , besteiras , e a vida corre depressa , praticamente foge .

    Quanto tempo leva para eu ser o que eu quero ser ?

    Mas o que eu quer ser ?

    - Advogada ? Drª Teles ? Professora ? Executiva ?

    Quais sãos as paixões que se encontram naquilo que optamos ser ? Seria necessário eu esperar 4 , 7 , 10 , 20 anos para ser alguém com "méritos" , acreditando ingenuamente que somente a partir de determinado tempo eu poderei ser feliz porque realizei muitas vezes o que a sociedade impõe ?

    Sim , eu gosto de direito , principalmente de estudar suas oposições , tento me encontrar , me encaixar , entende ? Só que direito não tem história , não existe um marco , então , eu investigo , procuro , pergunto , leio , e isto me consome de forma benéfica , porque eu amo fazer isto , eu quero saber entende ? Não quero o saber para um "glamur" , pois para mim isto é prepotência , quero compreender , portanto , eu não sei exatamente quem será a Fernanda Teles amanhã , nem se estarei viva em 18/01 , mas , sei quem eu sou hoje e o que quero hoje , sei dos meus desafios e de minhas conquistas , para alguns eles podem ser extremamente pequenos , porém para mim são vitórias e isto é importante .

    Nem sempre a tinta que usamos para colorir nossas paredes agradam os demais ou chamam a atenção , às vezes a marca nem é tão boa assim , mas a sensação de pintar é fantástica !( F.T)

    Aguardo por mais escritos , ahhhh vai ter Violeta de Outono dia 31/01 numa quinta-feira ... ♪ longa eterna jornada...♫♫


    Sdds ^^”

    ResponderExcluir