Contemplação

Contemplação

domingo, 5 de dezembro de 2010

Descoberta (ou Confirmação)

Pode alguém ter a certeza que não vai ser contratado pelo estagio que se candidatou e ainda sim ficar feliz?Pode!
Na última sexta feira tive uma dessas sensações que valem por uma vida toda,e que só confirmam uma posição previamente tomada.
Para quem não sabe,sou universitário.Curso atualmente o sexto de dez semestres que totalizam o curso de engenharia mecânica.Não sou fã de cálculos,e confesso que tenho uma certa dificuldade em lidar com os mesmos.Porém,o gosto pela mecânica e principalmente pela mecânica automotiva me fez esquecer essa deficiência,e vou tocando dessa forma o curso adiante.
E dentro dessa àrea de mecânica automotiva e afins,sempre fui apaixonado por automobilismo.Seja Fórmula 1,Indy,Drag Racing,Stock Car,Truck,etc.Não posso acompanhar tudo,mas sempre que tropeço em algum site que esteja passando qualquer prova,seja nova ou ja antiga,e caso dê tempo,paro para assistir.É automático.
E foi justamente o fato de eu estar cursando Engenharia Mecânica e essa paixão toda por automobilismo que marcaram de uma forma especial essa minha sexta-feira.A pouco mais de uma semana atrás vi na faculdade um anuncio de vaga de estágio de uma equipe de Formula 3 Sudamericana (Sulamericana).Maravilha não?.
Mandei o currículo para o e-mail descrito no anúncio na sexta feira a noite.Mandei meio que por inércia,tinha quase certeza que não me chamariam.E chamaram.
Segunda a tarde,enquanto estudava para uma prova,recebi uma ligação em nome da equipe para marcar uma entrevista.Deixando alguns impecilhos de lado,marcamos a entrevista para a sexta feira ja citada.
O lugar não é necessariamente perto,Cotia não é aqui do lado.Mas cheguei cedo,muito cedo.Engraçado foi que nesse tempo todo,da marcação da entrevista até a minha chegada na equipe a ficha ao que parece não tinha caído.Estava nervoso,ansioso,mas da mesma forma que fico sempre que vou participar de algum processo desse tipo.Essa sensação durou até eu entrar na empresa.Foi só eu colocar o pé dentro do galpão e ver os carros da equipe que a coisa toda mudou.
De candidato à vaga de estágio passei a aficcionado que se vê em vias de trabalhar com algo que ama.A situação mudou totalmente de figura e me senti absurdamente feliz por estar ali.Subindo até o escritório,enquanto esperava o momento de ser atendido,fiquei babando em alguns troféus,e em um par de aerofólios traseiros pomposamente instalados como artigos decorativos.
Fui chamado,e conduzido a uma outra sala.E ai a coisa desandou de vez.Sem o menor pudor soltei uma exclamação do tipo "uaaau" ao ver a parede repleta de troféus de todos os tipos.Além dos troféus,a sala continha uma grande mesa circular que abrigava mais 3 troféus recentes.
Enfim,é chegada a hora da entrevista.
Entra na sala nada mais nada menos que Augusto Cesário,dono da equipe e ex-piloto.E nessa hora meu nervosismo foi a mil,esperava ser entrevistado por alguem do RH,não pelo próprio dono.Mas enfim,a conversa fluiu muito bem,com todas aquelas perguntas básicas feitas em qualquer empresa.Até que chegou a hora em que nos dizem "Olha,ja tenho o teu perfil bem definido.Fique a vontade para perguntar algo ou falar algo".Bom,nessa hora o lado fã apareceu mesmo e não fiz o mínimo esforço em me controlar.
Agradeci muito a oportunidade,disse o quanto aquela experiênia era prazeroza pra mim e o quanto eu estava surpreso/feliz por estar ali.Não feliz com tal declaração,ainda tive a pachorra de questionar como foi a carreira do Cesário e da sua equipe até ali.No final o entrevistado era ele,não eu.
Vejamos alguns números:20 anos de F3,9 títulos por piloto,14 títulos por equipe,participação na extinta Fórmula Renault.Que média não?
Saí de lá com a certeza que não seria contratado.Segundo palavras do Cesário,eles procuram por alguem que esteja mais próximo da conclusão do curso,além de morar um pouco mais perto da equipe.A princípio fiquei um pouco chateado,mas só depois percebi como foi importante para mim essa experiência.Até então eu julgava que o automobilismo era um mundo extremamente fechado,restrito a alguns poucos sortudos.E percebi que não é bem assim,é tudo uma questão de saber aproveitar as oportunidades e perseverar.E principalmente sonhar,e ter amor pelo que se faz ou pelo que se almeja.
Nas minhas reuniões da ATST discutimos alguns assuntos que normalmente não são falados todos os dias.Dentre eles falamos sobre como saber que estamos agindo certo,ou indo pelo caminho que nos faz feliz.E foi dito num dia desses que sabemos que estamos no caminho certo quando o coração se alegra,quando somos invadidos por uma alegria diferente.Pois bem,meu coração pulsou feliz enquanto estive dentro das dependências da equipe,meus olhos brilharam ao ver os carros.Alguma duvida do que eu quero para o meu futuro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário