Contemplação

Contemplação

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vida (outono e primavera)

I

Era um senhor simples.Calça jeans meio batida,blusa preta lisa encobrindo uma camisa vermelho sangue.Porte magro,com um rosto marcado pelas agruras do tempo.Não era exatamente velho,tinha la seus 60 anos.Mas no olhar ja pousava o brilho da experiência,o jeito de olhar de quem ja não encherga a vida de uma forma superficial.
As mãos enrugadas contrastavam com a habilidade em lidar com um celular.Mostrava ao seu amigo determinada mensagem.Falava com um tom que demonstrava total certeza,aquela certeza de quem ja foi calejado pela vida.Termina a frase,da uma olhada de soslaio que deixaria Clint Eastwood com inveja,tamanho charme.Completando,saca de uma só vez um pente que conduz cuidadosamente aos cabelos pintados num tom castanho,remarcando suavemente as ondas antes feitas cuidadosamente.Uma,duas passadas,muda de lado.Uma,duas passadas,da aquela batida marota com o pente na mão esquerda,e guarda-o novamente.Braços abertos,costas encostadas no banco,relaxado,como quem diz : "Agora sim,estou vivendo".


II


Frio,muito frio.A fina blusa aparentemente não o proteje suficientemente,dado o vento que castiga a copa das árvores la fora.Da janela do ônibus vejo seus passos certos,precisos,confiantes.A calça ja fora de moda não parece o incomodar,muito pelo contrario.Boca de sino,cintura alta o caem muito bem,dão um tom nostalgico.Em par com os sapatos e blusa de linho negros,que divergem com a barba branca.Barba cheia,porém bem escanhoada,cuidadosamente tratada.E confiante ele segue,com um animo contagiante,esfregando as mãos,seguro de si.Forte.Vivo.




III


Ele é pequeno,não tem mais do que 1 metro.Passinhos curtos,vacilantes,de quem ainda não tem muita intimidade com o fato de ser bípede.Alegre,mas numa alegria tímida,contida.Me olha curioso,indeciso,a pouco mais de 3 metros da minha mesa.Finge brincar e me olha com o canto dos olhos,curioso.E se aproxima,cuidadoso,olhando para o chão.Ja não tem mais aquela desenvoltura dos bebês,que nos olham diretamente na face.Não,sente vergonha.Mas mesmo assim chega perto,se aproxima da minha mesa.Chega bem próximo,falo qualquer coisa pra ele.Ele me olha,ressabiado,quando a mãe o chama.Volta correndo pra perto da mãe,ávido por um pequenino pedaço de hambúrguer.Depois retorna,ja desinibido.Chega novamente ao meu lado.Trocamos mais algumas palavras,e ele se vai.Se despede com um beijo lançado ao ar,daquele jeito que só criança sabe fazer.E se vai,correndo.Pequeno sopro de vida,dando os primeiros passinhos na caminhada.






 IV



Ja se passa da uma da manhã.Chego em casa,cansado pelo caminho recém percorrido e pelo peso da mochila.Assim que coloco o pé no degrau da porta.vejo a sua pequena figura.
Envolta numa coberta,está de costas para a porta.Acomodada no sofá,ali está o pequeno fruto que esperamos por longos 9 meses.Falo baixinho,com medo de acordá-la.Bobagem,cuidado excessivo,tem o sono pesado.Me aproximo,ansioso.A vejo.Um anjo.Um anjo com semblante carregado,mal humorada,mas mesmo assim não deixa de ser um anjo.
Contemplo-a.Não ha como não se apaixonar.Juras mil faço em silêncio.
Silêncio.Por estar diante de uma vida recém iniciada,recém chegada ao mundo,me calo.Por sentir o tamanho do milagre ali,na minha frente,me calo.E contemplo.E entendo,e aceito.E amo.






OBS
:Falando em primavera,ha um ano atras a primavera invadiu o meu lar.No pequeno formato de um anjo mal humorado,como descrito acima,Deus colocou uma flor a mais na minha família.Maryana Lopes da Costa,ou Mary,o meu pequeno milagre cotidiano,ha um ano te contemplo,te entendo,te aceito e te amo.E assim será,ad infinitum.

2 comentários:

  1. Adoro seus posts!!
    Muito belas as crônicas..=)
    Vc se daria bem como jornalista msm, viu??!!kkkkk
    Continue escrevendo, adoro ler seu blog.=D
    Parabéns pra Mary!! E pro tio babão tbm..rs
    Fico encantada com o seu amor por ela..muito fofo...*_*
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. I - "olhada de soslaio que deixaria Clint Eastwood" - Gamei

    II - "Boca de sino,cintura alta" - broxante.

    III - Owh...Lindo.

    IV - "mal humorada"... Mari!!!

    Brincadeiras a parte pessoa, quem deveria estar fazendo Jornalismo ou letras era você! Dá até raiva!! Brincadeira, parabéns pessoa... como diria meu professor, você tem a "musa" interior.

    ResponderExcluir