Contemplação

Contemplação

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Seriam os escritores Mediuns?

Não,esse não é um texto espírita.Com o decorrer da minha explicação o título sera justificado.
Por definição da wikipedia,  Médium é aquele que serve de elo entre o mundo em que vivem os espíritos (plano espiritual, quarta vertical, quarta dimensão, mundo astral...) e o mundo terreno. Mas,qual a ligação entre os escritores e os médiuns?
Na verdade o título correto para este texto seria "Seriam os artistas Médiuns?",mas não o coloquei por puro preconceito comigo mesmo.Um preconceito autocrítico,digamos.
Optei por colocar "escritores" pois narrarei uma situação que corriqueiramente ocorre comigo.Posso me considerar escritor,já que de fato eu escrevo,mas não me vejo como artista,pois na maior parte do tempo não considero o que escrevo como manifestações artísticas.
Entrando mais a fundo no tema principal,citarei alguns casos para ilustrar a idéia.

-Ney Matogrosso, reconhecido como grande cantor/ator,diz que antes de entrar no palco se concentra para "entrar no clima", mentalizando uma espécie de luz que passa pelo seu corpo.O resultado dessa mentalização pode ser visto no palco,com suas performances desprovidas de qualquer tipo de amarras (tanto que por vezes o próprio Ney ao ver suas performances se sente meio envergonhado,alegando não lembrar de ter feito aquilo);
-Chico Anysio,mestre do humor, dizia que Paulo Cesar Peréio (ator) por vezes chamava ele,Chico, de médium,por aparentemente incorporar seus personagens de uma forma impressionante.Além disso,o próprio Chico dizia que não conseguia fazer corretamente seus personagens sem estar devidamente caracterizado.
-Paula Fernandes,cantora e compositora, afirma que as suas músicas são compostas de forma quase involuntária,com a inspiração vindo não se sabe de onde.

Esses exemplos são diferentes entre si,mas tem uma certa semelhança.Nos três casos o desenvolvimento artístico se torna tão intenso que beira o inexplicável,o fantástico.
Usei esses exemplos para demonstrar o que acontece em alguns textos meus.
Uso duas formas diferentes para escrever.A primeira,gosto de chamar de Forçada.É quando tenho um tema e trabalho em cima desse tema (como esse texto mesmo que escrevo agora).Penso na espinha dorsal do texto,e a partir dela vou preenchendo os espaços,colocando as idéias no seu devido lugar.

A outra forma,essa sim fantástica e que dá resultados que eu mesmo aprecio, é uma forma automática.Normalmente o tema não é claro,uso como base apenas os sentimentos,que necessariamente deve estar absolutamente à flor da pele.Então me concentro nesses sentimentos e sensações,mantenho a mente limpa de qualquer coisa,e escrevo.Simples assim.
E o texto flui,nasce.É como se ele já existisse e eu apenas fosse um instrumento para convertê-los em algo real.Não penso nas palavras usadas,nem necessariamente no formato do texto.Ele apenas surge,naturalmente.
E o melhor disso tudo é que,depois de escrito o texto não me recordo dele.Escrevo,publico,e se não lê-lo com certeza me esqueceria totalmente da sua existência.
O esquecimento é tamanho que há tempos atrás eu conversava com uma amiga no quase extinto msn, quando ela me mandou uma estrofe de um texto.Achei muito belo o texto,e a questionei de onde ela tinha tirado.Ela riu,gargalhou,e me mandou o link deste blog.
Vejam bem,parece até uma pretensão de minha parte,mas juro que não é.É algo absolutamente curioso,fascinante na verdade.
Peço aos amigos,escritores ou não,que por aqui passarem que deixem seu comentário e seu depoimento.Como se dá o processo criativo de vocês?

3 comentários:

  1. Bom dia Oscar , acabei de ler o teu e-mail !

    - Nossa !

    - Qual foi o esprito ( espírito, rs) que baixou em ti ?

    Muitooo bom , eu adorei - inclusive acabei de ler o seu texto , que por sinal fez-me querer escrever sobre o tema , chama-se : " Do processo criativo "(esta naquele outro blog) ...hahaha , por que será né?! penso que o meu "esprito" ao ter contato com as suas ideias sobre a forma de manifestação de criação , resolveu manifestar-se também , ainda que de maneira " singela " , kkkk!

    Bom ... sinto que preciso escrever , sou assim desde pequena , mesmo com os meus incensantes erros gramaticais e minha falta de coesão e coerência para com alguns trechos , ainda assim preciso escrever , é como se algo liberta-se , extravasasse dentro de mim , entende ?! De qualquer forma , no meu ponto de vista a questão CRIAR , exige paixão , amor , algo totalmente envolvente , toma conta , é um elo , um laço construído entre o dono e a criação .

    Percebo que toda vez que olho para o Céu , independente de dia ou noite , ao observá-lo por alguns instantes , aparece a louca vontade de comunicar-se com ele - tudo bem eu sei que parece meio louco tudo isto , mas é quase a mesma sensação que desperta em você quando descreve a sua relação amorosa , algo dentro de ti faz com que seja transposto em poemas , prosas , canções , desenhos , a sua sensação .

    Em contato com a água , creio que baixe o santo em mim , rsrs , não sei bem o que acontece , realmente é um calmante maravilhoso , e meus pensamentos são bem mais intensos , parece que certa " divindade" fala comigo .

    Acho que caiu a minha ficha agora ! Que tal fazer a interligação entre a palavra sensação e sensitivo ?! ... hei , hei !

    Sentimos entende Oscar ? Deixamos manifestar-se algo muito maior que vive dentro de nós e quer voar , e ele voaaaaaaaaaaaaaa às vezes alto demais , vai longeeeeeeeee ( é o esprito que sai , rs ) .


    Olhe para o Céu agora , vai logo - abre a sua janela "ai" . Consegue ver o Sol ou a Lua já apareceu ?

    -Divino não é ?! ... algumas criações não se explicam , apenas são observadas e sentidas !


    Fantástico o texto Osc , aliás os outros são ótimos também , PARABÉNS !


    Fer ^^"

    ... é o esprito Let it be =)

    ResponderExcluir
  2. Não sou artista, nem escritora, nem poetisa, ou sei la mais o que.. mas tem vezes que rabiscamos algumas palavras e depois, com a "obra" completa, pensamos: De onde veio isso?? ... Pra mim, isso se resume a sentimentos e emoções..
    Belo texto meu amor..

    (Mega orgulho do meu namorado.. =D)

    Te amo muito.. S2

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Oscar , acabei de enviar este seu texto para dois amigos meus da faculdade que também escrevem muito . Pqp ... fiz a leitura do meu comentário , aff ... incessante , está , libertasse !

    Escrevas maisss !

    Bjs

    ResponderExcluir