Contemplação

Contemplação

domingo, 11 de setembro de 2011

Mais um que se vai: Manito

A fase não está das melhores.Uma amiga,dois tios de um amigo, e agora um dos meus heróis musicais se vai para outras paragens.No dia 09/09/2011,na última sexta feira,morreu o grande multi-instrumentista Antônio Rosas Sanches,mais conhecido como Manito,integrante d'Os Incríveis e fundador do Som Nosso de Cada Dia,uma das minhas bandas preferidas.Desde 2006 Manito travava uma luta contra um câncer na laringe.Entre melhoras e pioras,o câncer voltou com força em 2010 e complicações levaram um dos grandes músicos do país á óbito.
Por mais que fosse apenas um musico que eu admirava,fiquei bastante triste por essa perda.Como disse antes,a fase não é das melhores,e a perda de um ídolo só serve pra dolorir mais um pouco um coração ainda meio ferido.Mas como diz meu pai,temos é que ficar felizes e agradecer à Deus a honra de ter conhecido as pessoas queridas que perdemos.
Não conheci o Manito pessoalmente,mas pude conferir frente a frente toda a força da sua arte.Tocava muito,e tocava de tudo.Sax,que aparentemente era a sua especialidade,flauta,violino e teclados em geral foram os instrumentos que o vi domar.E domava de uma forma brilhante todos eles.
Dentre as imagens que me vem na cabeça,uma é especial.No show de retorno do Som Nosso,no Teatro Municipal,em dado momento o Manito fez um dos seus solos incríveis,se não me engano na música Massavilha.Ao término da música,os mais de mil fãs ali presente entoavam à plenos pulmões: "Manito Wakeman,Manito Wakeman!!!!",citando o tecladista Rick Wakeman,que fez muito sucesso com o Yes e em carreira solo,sendo considerado um dos melhores tecladistas do mundo e que continua influenciando muita gente até hoje.
Abaixo seguem duas músicas em que o Incrível Manito da o ar da graça.A primeira,num show do Violeta de Outono (no qual eu estive e lembro perfeitamente do impacto dos solos de sax e flauta),e o segundo com o áudio de Massavilha,uma das grandes composições do Som Nosso e que tem uma das introduções de Moog mais inspiradas de todos os tempos.
Da tristeza amarga,ficam duas certezas.A festa no céu ta cada vez mais animada,e a música feita por esse pequeno grande músico nunca perderá o seu frescor e a sua relevância.



Um comentário:

  1. Linda a frase de teu pai, concordo com ele... "Temos é que ficar felizes e agradecer à Deus a honra de ter conhecido as pessoas queridas que perdemos"... só esse sentimento que nos consola nessas horas..

    Te amo muito anjo !!
    Beijooss

    ResponderExcluir