Contemplação

Contemplação

terça-feira, 26 de abril de 2011

Virada Cultural 2011

Esse post vem com um atraso de pelo menos 8 dias.Situações adversas fizeram com que eu não postasse o mesmo,mas agora que está tudo quase no seu lugar apresento-lhes uma visão particular e totalmente parcial sobre o evento que há 7 anos embala o centro de sampa.
Sucesso mais do que garantido,a virada desse ano teve mais de 1000 atrações,mobilizando não apenas o centro da cidade como também os CEU's,parte da Rede Sesc,teatros e alguns museus.Segundo estimativa otimista da prefeitura de São Paulo passaram nas 24 horas de shows pelo centro da cidade e afins cerca de 4 milhões de pessoas ávidas por boa música,bom vinho barato ou boa maconha.Ou então jovens com desejos mais furtivos,tal qual o expresso por um mancebo já em estado levemente alterado pelo álcool:

"Eu quero é mulher nessa porr..."

Excessos à parte,os esforços da prefeitura de impor uma lei seca na virada vieram por água abaixo.Não era preciso esperar muito para se ouvir as propostas de venda de vinho e cerveja proferidas em alto e bom som por ambulantes.Não bastando isso,outras drogas aparentemente tiveram um aumento de consumo,principalmente a já clássica maconha.Praticamente em cada esquina era possível ver jovens usando a referida,deixando aquele cheiro enjoativo no ar,ignorado solenemente por mim graças à um nariz entupido.Ainda bem.
Tratando agora do tema principal da Virada,as atrações culturais mantiveram o bom nível e uma diversidade invejável.Do rock à musica erudita,do stand-up às mágicas,não faltaram opções aos gostos diversos.Por uma questão de cansaço acabei não vendo parte das atrações que mais queria (RPM,Almir Sater,Erasmo Carlos,das que eu lembro).Mas tive boas surpresas,como a big band Jazzco,que teve seu show cruelmente ceifado devido a uma falta de luz.Terrível trocadilho,falta de luz no Parque da Luz.Enfim,tocaram apenas 3 músicas,mas conseguiram deixar um gosto de quero mais no público,que inclusive pediu insistentemente um bis.Espero que na próxima Virada eles sejam lembrados,e que a justiça seja feita.
Outra atração bem legal foi a Orquestra de Câmara da USP,que prestou uma homenagem à Frank Zappa.Não vi essa parte da apresentação,mesmo porque não conheço a fundo a obra do Frank,mas é impossível negar a sua importância na cena mais experimental do rock,e por isso deixo aqui minhas mais sinceras felicitações à Orquestra.Que homenagens assim se espalhem por ai,e busquem outras vertentes.Desse show,conferi o trecho onde foi tocada uma peça do compositor Alberto Ginastera.Tal compositor é idolatrado por Keith Emerson,tecladista idolatrado por mim.Foi uma experiência curiosa ver um tema até então conhecida por este que vos digita apenas no formato do rock sendo executado por uma orquestra inteira.
E o Espaço Nerd foi uma atração à parte.Cosplays,batalhas de sabre de luz e batalhas vikings e demais nerdisses chamaram à atenção dos que ali passavam.Destaque musical fica para a banda Megadriver,que une sons conhecidíssimos do console numa levada bem heavy.
Próximo do espaço nerd,localizado na praça do Correio,ficava o palco que mais me despertou o desejo de conferir,o palco da Maratona Beatles.Montado no boulevard São João,trouxe a banda Beatles 4Ever que tocou todos os álbuns dos Fab Four,incluindo duas coletâneas (Past Masters Vol. 1 e 2).Iniciaram seu show às 18 horas do sábado,e terminaram no domingo por volta de 16:30.Entre cada álbum havia um descanso de 30 minutos e mudavam os figurinos e instrumentos.
A minha intenção era ver o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967),um marco na discografia da banda e na música mundial.Acabei indo mais cedo para o palco e conferi também o álbum Revolver (1966),o primeiro psicodélico da banda.Poderia ter sido uma experiência mais agradável,e isso não se deve à banda.Mas a infra-estrutura do palco não ajudou em nada.O som estava baixo para quem ficava mais ao fundo,e o boulevard não comporta muito bem o volume de pessoas presentes nas apresentações.
Mesmo assim,deu pra sacar que a banda é das boas.Altamente competentes.Curioso foi ver,depois de 10 horas de show,como o baixista da banda,que naturalmente representa o Paul McCartney,cantar a abertura do Sgt. Peppers da mesma forma que o velho Macca fazia,com aquela agressividade vocal,meio gritada.Show!!!
E o único show de fato que eu curti foi o de abertura do Palco Rock,da incansável Rita Lee,que foi muito feliz na sua colocação quando disse que "Perto da Virada Cultural o Rock in Rio é um cemitério musical".Concordo em gênero,número e grau.
E mesmo não esperando muito do show,me surpreendi.A Rita transmite muita energia.Não tem mais a mesma elasticidade vocal de outrora,nem a mesma potência,mas ainda manda bem.Desfiou e desfilou sucessos,cantados em coro pelo público.O show contou ainda com uma participação mais do que especial de um cover do Michael Jackson,que surpreendeu a todos aparecendo sabe la Deus de onde.
Alem disso,uma lua linda como a muito não se via deu o ar da graça e aumentou ainda mais o clima de romance junto às baladas executadas pela banda,para deleite dos casais ali presentes.
Como sempre,a Virada mais uma vez cumpriu a sua missão:integrar o centro morto de São Paulo com a população,e levar um pouco de diversão para à massa.Fica já a expectativa das atrações que brindarão as 24 horas de cultura gratuita no coração da nossa cidade no ano que vem.
Faço aqui alguns agradecimentos,mais do que especiais e necessários.Acho que deveria fazê-los no começo do texto,visto que serão poucos que chegarão até ao fim do mesmo.Mas enfim:

-À Fer,amiga de sei la quantos anos e parceira consagrada de Virada Cultural e dos seus respectivos personagens exóticos surgidos das profundezas da terra.Valeu pessoa..=D
-Ao namorado da Fer,Renato,que partilhou conosco horas divertidíssimas
-À minha cunhada Júlia e sua inseparável amiga Mariana.Foi muito significativo para nós,e para mim em especial,a presença de vocês.DIG DIN DIG DIN.
-E,evidentemente,à minha amada namorada Débora.O que você me disse ficará marcado pra sempre em mim,e essa noite sempre será lembrada por este bobo aqui com muito carinho.Te amo.

4 comentários:

  1. AH... valew Little Oscar... também me diverti muito! DIG DIN DIG DIN
    Juli

    ResponderExcluir
  2. meu nome cortou...
    Julia

    ResponderExcluir
  3. Então, como disse, somente hoje parei para ler coisas do blog... De toda forma agradeço o agradecimento ^^. E são sete anos de amizade, quase nada...

    Mas quer saber de uma coisa: descobri nesta virada que estou ficando velha, não consigo mais nem virar como antes. Triste.
    O bom é saber que estou ficando velha, mas os amigo também. conforta velhice unida. :)
    Bjos pessoa

    ResponderExcluir
  4. meu mau desempenho nessa virada se dá ao fato de eu carregar uma pequena gripe.não só eu,como a Débora tambem

    "DE EU" é feio pra caraca hein

    mas é isso ai,tamo junto pessoa..^^

    ResponderExcluir