Contemplação

Contemplação

domingo, 20 de março de 2011

50 técnicos.

Não costumo falar de atualidades pelo simples fato de preferir ignorar certas coisas.Mas ficar imune e impávido e colosso diante dessa sucessão de desastres que ocorreram no Japão seria frieza demais da minha parte.
Não vou falar sobre a catástrofe em si,mas de uma coisa muito especial.Todo mundo ja ouviu as notícias sobre o terremoto,tsunami e o grave problema na usina de Fukushima.Sobre essa última,estava eu ouvindo algumas notícias a respeito do resfriamento dos reatores e tralalá,e ouvi a informação que os 50 técnicos responsáveis por tentar fazer aquele treco voltar a funcionar devidamente seriam retirados das dependencias da usina,devido ao aumento do nível de radiação presente.E logo após,creio que no outro dia,ja ouvi uma outra informação dando conta que eles seriam levados novamente à usina pois os niveis de radiação baixaram.
Ok,não sou perito em radiação e sei muito mais ou menos como funciona uma usina nuclear.Mas fiquei considerando cá com meus botões,como será que está o emocional desses técnicos?Pois pensem bem,eles se salvaram do tsunami,do terremoto,mas deram o azar de por uma falha de projeto a usina ter esse problema todo.E por esse problema,"arriscam" suas vidas em pról de milhões de outras vidas.Mártires,sem dúvida,apesar de estarem apenas fazendo o seu trabalho,e ainda mais considerando que eles usam trajes apropriados e tem todo um aparato técnológico de proteção.Pelo menos quero crer que sim.Mas pensem,a família,mulher,filhos,como ficariam sabendo que seu ente querido está numa situação extremamente delicada,quase assinando seu contrato de câncer daqui uns anos..Tenso,muito tenso.E triste,dramático de certa forma.São nessas horas que algumas profissões se tornam incrivelmente carrascas..
E a vida se torna um fio frágil,irrisório.Enfim,que tudo dê certo,que se repense esse uso de energia nuclear,e que a paz volte a reinar na terra do Sol Nascente.

Um comentário:

  1. é Oscar, tem cada coisa complicada neste mundo né... pior é que temos toda uma história aí para provar que as doenças veem mesmo...é quase uma certeza, e a cena se repete!

    Não tem nada a ver com o caso, mas se tem uma coisa que me deixa chocada...e que esta história me fez lembrar são as crianças que ficam nos lixões, procurando alguma coisa e tal sabe...procurando comida! Para mim, dá no mesmo: estão sujeitas a doenças, ao sol e à humilhação!E, estão lá...esquecidas...como se aquele fosse realmente os seus destinos!

    ResponderExcluir