Contemplação

Contemplação

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Reflexões

Como um raio de sol na porta entreaberta 
Como quem tem um filho pela primeira vez 
Como quem anda nu sobre a praia deserta 
Como quem pisa a lama entre os dedos dos pés

Como um poema de maio sobre o meu país 
Como quem dorme ao relento em pleno mês de agosto 
Como as linhas da vida na palma da mão 
São as coisas mais simples que me dão mais gosto.

Como quem passa sempre no mesmo lugar 
Como o tempo escrevendo sulcos no meu rosto 
Como a luz desenhando círculos de fogo 
Entre as nuvens que sobram da linha do sol posto

Como o vento agitado na rama dos pinhais 
Como a sombra cobrindo parte do meu corpo 
Como o som lembrado algum tempo depois 
São as coisas simples que me dão mais gosto.


Idéias pra posts tem sido uma coisa rara nesses últimos dias.Não que eu seja um mar sem fim de idéias,mas por várias vezes me vi refletindo sobre milhões de coisas e não tinha um lugar onde transformar essas reflexões e sentimentos e desejos em palavras,em algo palpável.E hoje aconteceu algo meio engraçado.
Como disse no post anterior,sou fascinado por música.Principalmente rock,e mais ainda Rock progressivo.Fico maravilhado com a grandeza de texturas,sonoridades,sentimentos expostos nessa vertente do rock.E por ser tão curioso,procuro buscar e ouvir as mais diversas bandas,dos lugares mais variados.Ontem,ouvi pela primeira vez uma banda chamada Quarteto 1111,formada em 1967,em Portugal.Um dos principais nomes do grupo é o cantor/compositor/tecladista José Cid.Aliás,o zé é dono de uma belíssima voz.
O album que ouvi tem o singelo título de Onde, Quando, Como, Porquê, Cantamos Pessoas Vivas - Obra-Ensaio de José Cid.Dentre as varias partes desse album,encontra-se essa música acima,chamada Como....Tomei conhecimento desse belo texto por mera questão de curiosidade,ja que o português de Portugal é um bocado complicado de se compreender,devido a pronuncia e o sotaque da terrinha. 
E qual não foi a minha surpresa,quando percebi que tal texto casava muito bem com os frutos de uma tarde toda de reflexões.Reflexões acerca da vida,das coisas que vivi,de conversas com uma moça de rubras madeixas,de como encaramos a vida como um todo.De como esperamos grandes triunfos,sem notar os pequenos acertos.De como esperamos grandes declarações de amor,sem perceber o quanto é importante as pequenas coisas,os pequenos toques,pequenos gestos. De como valorizamos demais as coisas que não temos,sem nos dar conta de que muito mais valor tem que está ao nosso lado.De como deixamos de viver por medo,de como deixamos de amar por medo de sofrer,sem saber que sofrer faz parte da vida,e de que tudo vira aprendizado no final. 
Se olhássemos com mais carinho quem nos rodeia,se vissemos a beleza de cada pequeno acontecimento,com certeza seríamos mais felizes.Se entendêssmos que tudo tem um porque,um quando e uma hora certa,não seríamos tão ansiosos,e consequentemente não ficariamos tão aflitos quanto ao futuro.Se a vida é uma longa caminhada,porque só olharmos pra frente,sem perceber as pequenas maravilhas que cercam o nosso caminho?

2 comentários:

  1. É incrível como alguns posts seus batem com algumas conversas nossas no msn...Acho que alguns medos que tenho sobre o meu relacionamento refletem exatamente neste post, o que me faz pensar.
    Adoro os seus textos e sempre acreditarei que você é o engenheiro mais jornalista que eu conheço. E, como disse sobre o relacionamento da Mali, somente a gente consegue saber o que se passa dentro da gente, e esta é uma descoberta diária.

    Parabéns pessoa

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez surpreendendo em um post...vc sempre acerta o que está se passando no momento e, novamente, suas palavras se encaixam com oq tenho passado! Realmente, as vezes não percebemos as coisas q temos ao nosso lado..bucamos sempre o mais difícil. Adorei a parte do "moça de rubras madeixas", rs!
    As conversas com vc sempre me ajudam...suas palavras me fazem refletir e sempre chego a conclusão de que vc estava certo!rs
    Continue sempre escrevendo! E concordo com oq a Fe escreveu ali em cima: "você é o engenheiro mais jornalista que eu conheço."...
    Bjinhos s2

    ResponderExcluir